domingo, 18 de setembro de 2011

Tarefa Nº 2 - Explicar o Segmento Industrial Escolhido.

     Escolhemos a indústria cerâmica porque em nossa cidade, São Bento do Sul, temos a Oxford Porcelanas, uma das maiores indústrias de cerâmica de mesa do Brasil. E, sendo assim, temos maior conhecimento a respeito desse segmento industrial. 

     A cerâmica vem do grego κέραμος, que significa matéria-prima queimada. A matéria-prima utilizada é natural, sendo encontrada principalmente no subsolo.    

     A cerâmica tradicional tem como principais matérias-primas naturais:
  •  a Sílica, que é um dos principais componentes da areia e é também muito usado na fabricação de vidros;
  •  o Feldspato, que é o nome de uma família muito importante de minerais que são partes das rochas que formam 60% da crosta terrestre;
  • e a argila.
     Mas além dessas matérias, a cerâmica pode nos mostrar também outros aditivos para incrementar o seu processamento. Depois de exposta a uma secagem para retirar a maior parte da água que restou nela, a peça é colocada sob alta temperatura, o que lhe garante maior resistência. De acordo com  as técnicas utilizadas, a cerâmica pode ser classificada em faiança, que é uma louça que é colocada sob altas temperaturas, sendo revestida de esmalte, principalmente, onde são pintados diversos tipos de desenhos decorativos; a cerâmica vidrada, tendo como material mais conhecido o azulejo; a terracota, que são as peças cozidas no forno e, certas vezes, recebendo pinturas; e a grês, que é a cerâmica vidrada feita a partir de quartzo, argila, feldspado e areia. 

    Após a mineração das matérias, elas devem ser moídas e, muitas vezes, purificadas; só é possível iniciar a fabricação depois da realização desses processos. Uma das etapas mais importantes na produção de peças cerâmicas é controlar as doses das matérias-primas, que deve acompanhar o rigoroso controle de qualidade estabelecido. Eles geralmente são fabricados a partir da união de duas matérias-primas (e as vezes mais), tendo também alguns complementos como água ou algum outro, raramente contando apenas com as matérias-primas. As massas podem ser classificadas em secas ou semi-secas, plásticas e suspensão.

     A seleção de um dos diversos meios de produção da peça cerâmica tem depêndencia fundamental das características do produto em questão e dos fatores econômicos. Temos como alguns dos meios mais utilizados para a produção da cerâmica a prensagem, colagem, extrusão e torneamento.
  • A extrusão é um processo de produção de componentes mecânicos onde o material é forçado através de uma matriz, adquirindo assim a forma pré-determinada pelo projetista. Consiste na massa sendo colocada em uma extrusora (que também é conhecida como maromba) onde ela é compactada. Obtemos então, como resultado, uma coluna com dimensão e formas desejadas e que, logo em seguida, são cortadas. 


Extrusora (maromba).


  • No processo que chamamos de prensagem são utilizadas, sempre que possível, massas com baixo teor de umidade (quase 0%). Os tipos de prensagem são diversificados, como fricção e hidráulica, por exemplo. A massa é colocada em um molde que é fechado logo em seguida, causando uma forte pressão no mesmo. A prensagem está sendo aplicada também na produção de cerâmica de revestimento e na produção de cerâmica de mesa. 
             

Prensa.


  •  O torneamento é feito depois da extrusão, sendo realizados de modo mecânico ou manual e que dá para a peça o seu formato final.

     Geralmente a maioria das produções cerâmicas são, depois de submetidas a todos os processos necessários, avaliadas e encaminhadas para o comércio. Mas muitos produtos, como cerâmica de mesa por exemplo, recebem uma fina camada de um material que é chamado de esmalte. Existem inúmeras composições dos esmaltes, e suas fórmulas dependem das características do material em questão.

     Os tipos de esmaltes podem ser classificados em cru, esmalte de fritas ou uma mistura dos dois. A preparação do esmalte constituí-se basicamente nessas três etapas:
  • Dosagem das matérias-primas;
  • Homogenização a úmido e
  • Armazenamento em tanques com agitação.
     A decoração das peças pode ser feita de várias maneiras, dependendo das características do material e das indicações desejadas.

     Segue abaixo alguns vídeos e fotos a respeito da indústria cerâmica:



Telhas Cerâmicas - Fabricação.




Máquinas Man - Prensa de gaveta de telhas.


Máquinas Man - Maromba Conjugada a Vácuo.
Modelo Fall, 2009, Oxford - Cerâmica de Mesa.

Mini-Caçarola Stoneware Le creuset :
Cerâmica de Mesa.













Referências: Net Cerâmics, Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário