sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Tarefa Nº 3 - Escolhas no Mercado de Trabalho.

     Escolhas e Mercado de trabalho: dois assuntos que quando se unem causam um "frio na barriga" dos adolescentes. Mas, querendo ou não, é uma escolha inevitável e muito - mais muito! - importante.

     Um dos meios mais interessantes e fáceis de pedir ajuda são nossos pais. Como eles têm mais experiências de vida, são mais sábios e conhecem, com certeza, mais sobre o mercado de trabalho e as diversas áreas em que podemos atuar. Devemos levar em consideração todas as opiniões que recebemos, afinal elas serão sempre importantes para que tenhamos mais opções de escolha, mas não devemos deixar de pensar racionalmente e encontrar algo que nos realize pessoal e profissionalmente.

     Os adolescentes de hoje costumam pensar que sempre terão tempo para decidir seu futuro, mas nem sempre é assim. O tempo passa muito rápido, e logo nos vemos com a difícil decisão em mãos: Qual profissão devo escolher?

     Surgem então milhares de dúvidas que assombram a mente dos adolescentes, tais como: Essa profissão combina comigo? Eu vou gostar de exercê-la? Ela vai me garantir um bom salário? E se eu decidir por uma profissão, terei tempo de voltar atrás caso eu queria mudar de ideia?

     Muito mais que garantir a sobrevivência financeira, devemos pensar em vocação profissional, pois de nada adianta estar satisfeito financeiramente e não se realizar pessoalmente. Também precisamos levar em conta, quando da escolha profissional, o meio em que estamos inseridos ou a região que escolhemos para viver; observar as demandas e as ofertas de mercado. Muitos estudantes pensam apenas nas profissões que estão em alta no mercado do trabalho agora, mas esquecem de pensar se, no futuro, ainda será uma boa profissão. E que tenhamos sempre em mente que a chave do sucesso profissional é se realizar pessoalmente: não adianta estar fazendo algo que você não gosta simplesmente porque tenha uma melhor remuneração.

     Devemos também analisar os caminhos e pensar além de tudo o que temos e que queremos ter. As profissões que podem parecer estar em baixa aqui no Brasil, podem estar em alta em outros países. Se a pessoa estiver disposta a se especializar em uma língua estrangeira e a arriscar uma grande mudança, é interessante pensar a respeito desse assunto.

      É difícil dizer no que a escola nos ajuda, afinal estamos apenas na oitava série... Ainda não está sendo oferecido nenhum curso no colégio. Mas as vezes alguns representantes de algumas escolas de cursos profissionalizantes vão até o colégio para sortear bolsas de estudo e divulgar os cursos que eles têm para oferecer. Os professores, também, estão sempre ajudando e dando opiniões no que precisamos.
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário